Páginas

segunda-feira, 23 de março de 2009

Os Nove Soldados


"O Sonho do Soldado", Sokurov











Do livro (inédito) "A MELANCIA - Filmes Eróticos e algumas Epifanias"

Há mais de uma semana caminhando pelos bosques e desertos gelados do Norte, a pão e água, nove soldados armênios voltavam da guerra. Vi-os àquela manhã, co’as calças molhadas, prostrarem-se de joelhos sobre a neve que derretia aos primeiros raios de sol, livres do agouro de uma noite fria e inédita. "Obrigado, Senhor", rezou o jovem tenente que quase morrera na véspera glacial. Brancos, gelados, agradeciam aos céus. Como eram belos à alvorada, entre as montanhas, recuperando a vitalidade comum! O sol vibrava em seus rostos, nove soldados se abraçando, sorrindo: ninguém me notara, um deles até chorava: “A Armênia venceu a guerra!” Mas essa noite anormal refrigéria havia-os marcado indelével. No calor de seus corpos, salvaram-se e acordaram, como direi, felizes, e quanto mais se aqueciam mais jovens se pareciam. Oxalá salve os meus homens da guerra e toda vez que houver uma noite assim, terrível e sombria.

Surpresas do Casamento


Com Luiza e Agata, foto de Cláudio Pedroso










Tudo bem, já passei por isso antes, não faz mal, a vida continua: eu não estou bem, amanhã vou estar melhor. Acordo cedo, o sol meio frio lá pelas seis: levo um papo com ele, com o sol, uma amolação, imolação ao deus.

– Amon-Rá, estou mais vivo do que jamais estive, e não estou nem aí pra morte, foi uma loucura – adoro-o, de joelhos.

– O que deu em você, meu doce amigo? – perguntar-me-á belo, gélido, um sol da hora bem intrigado.

– Sei lá, não sei, o que me deu? Dizes tu.

Esqueci que devias estar aqui quando eu acordasse, assim como ontem, como sempre. Tentei lembrar a letra daquela canção, “sei lá não sei, sei lá não sei não”.

– Ó envolvente e úmido sol matinal, por favor, me dizes, o que me deu?

– Não sei, sei lá, o que havia de dar errado, meu anjo? – insistirá meu amado deus brilhante e ardente... Lembrei do meu amor esquecido, ele havia sumido, mas afinal, era você um amor?

– Ai, quantas perguntas, elas não cabem a mim? Não sou eu o consulente? Estou cansado e revoltado: é por tua causa!

Eu me consumia, arrebatado pela magnífica maravilhosa estrela solar, também eu me sentindo maravilhoso, jesus, uma doce lembrança do futuro. A campainha tocou, era você na porta.

– Querido, vim-lhe ver, estava morrendo de saudade.

Deus, o que há de errado comigo?